SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Urticária Colinérgica Associada a Hipohidrose Generalizada Adquirida: 2 Casos Clínicos e Revisão da LiteraturaMelanocitoma Epitelioide Pigmentado: Relato de Caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

LOURES, A; MENDES-BASTOS, P; MIGUEL, D  e  OLIVEIRA-SOARES, R. Utilidade da Ecografia Cutânea na Celulite Dissecante: A Propósito de 2 Casos Clínicos. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.1, pp.50-54.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.1.1264.

Celulite dissecante e foliculite decalvante podem apresentar, em estágios iniciais, quadro clínico semelhante. Este artigo apresenta os achados ecográficos da celulite dissecante que auxiliam no diagnóstico e na abordagem terapêutica. A ecografia não se substitui à observação, tricoscopia e histopatologia mas pode ajudar ao diagnóstico. Em fase activa, observam-se lesões ovóides de bordos relativamente bem definidos, não encapsuladas, com conteúdo hipoecogénico que comunica com a derme através dos bulbos dilatados de folículos pilosos. Permite distinção com foliculite decalvante, com quisto de triquilema (no caso de lesão única ou poucas lesões) e ao permitir avaliar a inflamação quando combinado com Doppler a cores, poderia servir para monitorizar o controlo da inflamação e a resposta terapêutica. Os autores compartilham 2 casos clínicos ilustrativos, sendo apresentada uma revisão da literatura sobre o tema.

Palavras-chave : Celulite/diagnóstico por imagem; Dermatoses do Couro Cabeludo; Foliculite; Ultrassonografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )