SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número2Opções Terapêuticas Farmacológicas na Acne vulgarBiomarcadores na Urticária Crónica Espontânea índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

LEAO, Diana Carneiro et al. Antiagregantes e Anticoagulantes em Cirurgia Dermatológica. Um Protocolo Orientador da Prática Clínica. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.2, pp.33-42.  Epub 01-Out-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.2.1345.

O aumento do número de doentes sob terapêutica antitrombótica aliado à maior prevalência de neoplasias cutâneas implica uma gestão adequada destes fármacos no período perioperatório. Os autores apresentam e discutem o protocolo orientador da prática clínica no serviço de Dermatologia e Venereologia do Centro Hospitalar Universitário de São João.

A suspensão ou manutenção da terapêutica com antiagregantes plaquetários e/ou anticoagulantes deve ser avaliada de forma individual, tendo em conta o risco hemorrágico do doente e da intervenção e o grau de risco trombótico do doente. Nestes doentes, as medidas hemostáticas locais são particularmente pertinentes na gestão da hemorragia no perioperatório e devem ser minuciosas. O Serviço de Imunohemoterapia presta colaboração nas situações de difícil controlo da hemorragia.

Palavras-chave : Anticoagulantes/efeitos adversos; Hemorragia Pós-Operatória; Inibidores da Agregação de Plaquetas/efeitos adversos; Procedimentos Cirúrgicos Dermatológicos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )