SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número3Dermatite de Contacto Alérgica Ocupacional na Produção de Pás de Turbinas Eólicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versión impresa ISSN 2182-2395versión On-line ISSN 2182-2409

Resumen

GOMES, Tiago Fernandes; CALADO, Rebeca  y  GONCALO, Margarida. Disfunção da Barreira Epidérmica na Dermatite Atópica. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.3, pp.1-10.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.3.1405.

A disrupção da barreira cutânea é um dos achados característicos da dermatite atópica (DA), que inclui alterações no envelope cor-nificado, lamela lipídica, tightjunctions e microbioma cutâneo. Estas alterações estão também presentes na pele não lesada de doentes com DA, o que sugere que os defeitos da barreira epidérmica possam ser a etapa inicial no desenvolvimento da DA e, eventualmente, de outras doenças atópicas (marcha atópica). A evidência atual indica que a fisiopatologia da DA envolve uma interação entre esta barreira cutânea disfuncional e uma resposta imunitária inata e adaptativa predominantemente do tipo 2, que contribuem para a disrupção da barreira epidérmica através da ação de citocinas do tipo 2.

Neste contexto, as anomalias da barreira permitem uma maior penetração dos alergénios ambientais e alimentares, que aumentam a suscetibilidade à sua sensibilização. Durante o processo de sensibilização, a linfopoietina do estroma tímico (TSLP) polariza as células dendríticas da pele para uma resposta T-helper 2, desempenhando também um papel chave na sensibilização da alergia alimentar, asma e rinite alérgicas.

Nesta revisão, os autores descrevem o conhecimento atual da fisiopatologia da barreira epidérmica, a sua alteração na DA e influência no de-senvolvimento de comorbilidades atópicas e o papel da terapêutica de reparação da barreira na prevenção da progressão da marcha atópica.

Palabras clave : Dermatite Atópica; Epiderme; Junções Íntimas; Proteínas da Membrana; Staphylococcus aureus..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )