SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número3Dermatite de Contacto Alérgica Ocupacional ao Crómio: 10 Anos de EstudoRelação entre Urticária Crónica e Qualidade de Vida: Estudo Observacional de 112 Doentes Portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

SHARMA, Saurabh; MATHAROO, Parwaaz  e  BASSI, Roopam. Avaliação da Combinação de Microagulhamento com Tacrolimus no Tratamento de Vitiligo Estável. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.3, pp.21-25.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.3.1336.

Introdução:

O vitiligo é uma doença amelanótica que pode se manifestar como manchas localizadas até quase à despigmentação total. É considerada uma doença cosmética, mas é acompanhada por extensos efeitos psicológicos. Vários tratamentos foram tentados até agora, mas nenhum método atingiu a resposta desejada. O tacrolimus é um agente frequentemente usado para o tratamento do vitiligo com um perfil mínimo de efeitos colaterais. O microagulhamento é uma modalidade mais recente de ferimento terapêutico que aumenta a absorção de fármacos. A combinação de microagulhamento e tacrolimus tem sido tentada para melhorar a resposta de repigmentação no vitiligo. Nosso objetivo foi avaliar a segurança e eficácia desta modalidade combinada.

Métodos:

Quarenta pacientes foram submetidos à combinação de tacrolimus 0,1% pomada e microagulhamento em intervalos de 2 semanas por um máximo de 10 sessões com um período de acompanhamento de 6 meses. A avaliação foi baseada na graduação de repigmentação e melhora clínica de acordo com a escala de perceptibilidade do vitiligo.

Resultados:

Excelente repigmentação foi observada em 30% dos casos. A melhora foi significativamente maior nas lesões presentes na cabeça e pescoço. O vitiligo mucoso também mostrou boa a excelente resposta. Não foram relatados efeitos colaterais graves. Nenhuma complicação ou recorrência foi observada durante o período de acompanhamento.

Conclusão:

A combinação de microagulhamento e tacrolimus é considerada segura e eficaz no tratamento do vitiligo estável.

Compreender e estudar o risco de infeção na utilização de terapêutica imunossupressora permite a sua aplicação de forma mais informada e segura.

Palavras-chave : Agulhamento Seco; Tacrolimus; Vitiligo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )