SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número4Síndrome de Pele Sensível: Revisão da Literatura de uma Entidade EmergenteUma Visão Nova sobre a Foliculite Decalvante e o Líquen Planopilaris: Duas Entidades Distintas ou um Espectro Fenotípico Contínuo? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

GARRIDO, Pedro Miguel; AGUADO-LOBO, Marta; ALMEIDA, Luís Soares de  e  COSTA, João Borges da. Balanite de Zoon e Líquen Escleroso: Uma Associação Rara. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.4, pp.47-49.  Epub 01-Jan-2022. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.4.1387.

A balanite de Zoon e o líquen escleroso são ambas doenças inflamatórias crónicas da mucosa genital, que afetam predominantemente homens não circuncisados de meia-idade ou idosos.

Apesar da etiologia da balanite de Zoon não estar ainda totalmente clarificada, tem sido sugerido que fatores irritantes e mecânicos locais podem desempenhar um papel relevante na sua fisiopatologia. Assim, a esclerose do prepúcio e a fimose induzida pelo líquen escleroso genital podem potenciar o seu desenvolvimento da balanite de Zoon. Contudo, até ao presente, foram descritos apenas três casos com características clínicas e histológicas compatíveis com apresentação síncronas de ambas as doenças.

Apresentamos o caso de um doente de 70 anos, não circuncisado, que desenvolveu balanite de Zoon em associação a líquen escleroso e que resolveram apenas após circuncisão.

Palavras-chave : Balanite; Erupções Liquenoides..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )