SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número4Duas Novas Mutações do Gene ATP2C1 em Doentes Portuguesas com Doença de Hailey-HaileyCriptococose Cutânea Primária em Paciente Imunocompetente: Um Relato de Caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

REIS, Joel et al. Terapêutica Fotodinâmica Tópica como Opção de Tratamento de Doença de Bowen Periocular: Caso Clínico. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.4, pp.64-66.  Epub 01-Jan-2022. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.4.1397.

O carcinoma epidermóide in situ localizado na pálpebra e região periocular é comum e o seu tratamento é desafiante. A excisão cirúrgica é considerada opção terapêutica de primeira-linha, mas tem limitações. A terapia fotodinâmica tópica está atualmente aprovada para o tratamento do carcinoma epidermoide in situ em outras localizações, mas os relatos do seu uso em nesta zona anatómica são escassos. Apresentamos o caso de um homem de 61 anos, com um carcinoma epidermoide in situ de grandes dimensões localizado na região periocular tratado eficazmente com terapia fotodinâmica. A terapia fotodinâmica poderá ser uma opção terapêutica neoadjuvante ou curativa nos casos selecionados, sobretudo em áreas anatómicas complexas nas quais a cirurgia pode causar distorção das estruturas ou técnicas cirúrgicas com controlo micrográfico não estão disponíveis.

Palavras-chave : Doença de Bowen/tratamento; Fármacos Fotossensibilizantes/uso terapêutico; Fotoquimioterapia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )