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CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

FERREIRA, Daniela Carvalho. Evolução dos centros comerciais na Área Metropolitana de Lisboa: O início do fim de um ciclo. CIDADES [online]. 2016, n.32, pp.15-31. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.dec2016.033.art02.

Num contexto em que emergem novos formatos comerciais e que os consumidores mudam as suas preferências, é necessário refletirmos sobre os centros comerciais existentes. Neste sentido, torna-se necessário compreender o seu percurso de vida e, acima de tudo, identificar o seu posicionamento atual perante o aparecimento de novos formatos. Deste modo, o objetivo deste estudo é perceber a evolução dos centros comerciais na Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao longo das últimas décadas, de forma a perceber se existem centros comerciais em declínio e em ascensão. Em termos metodológicos, realizou-se um levantamento extensivo dos centros comerciais existentes na área de estudo, tendo como principal suporte a base de dados do Observatório do Comércio (2000). Através de fontes bibliográficas diversas, identificaram-se as aberturas nos últimos 15 anos, completando a base referida. De seguida, foram visitados 150 centros comerciais (do total de 157) na Grande Lisboa, de forma a perceber se existem centros comerciais mortos ou moribundos. Os resultados deste estudo mostram-nos que há formatos que permanecem e consolidam a sua posição no mercado enquanto outros que entram em declínio, verificando-se já um número assinalável de centros comerciais mortos. Os centros comerciais em declínio são fruto de uma conceção pouco cuidada, sendo quase sempre condomínios comerciais do final da década de 90, sem gestão unitária, que não correspondem às preferências atuais dos consumidores. Pelo contrário, os centros de sucesso foram adequadamente concebidos e dimensionados e dispõem de gestão profissional e know-how necessário para saber responder às adversidades.

Palavras-chave : geografia do comércio; centros comerciais; consumo; novos formatos comerciais.

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