SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Recife, Veneza Brasileira: repensando a mobilidade urbana a partir de seus rios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

MATIELLO, Alexandre Mauricio; VIANNA VILLELA, Ana Laura; RODRIGUES BRUNO, Guilherme  e  ARTEIRO NIELSEN AZEVEDO, Giselle. Identificação de novos territórios educativos na escola infantil em tempo integral: a contribuição de alguns instrumentos de avaliação da percepção ambiental. CIDADES [online]. 2017, n.34, pp.133-149. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2017.034.art10.

No Brasil, são amplamente utilizados para a avaliação do espaço escolar os instrumentos da percepção ambiental, por linhas metodológicas como a Avaliação pós-ocupação (APO) e a Análise de desempenho do ambiente construído. Neste artigo exploramos três destes instrumentos: Walkthrough, Mapeamento visual e Jogo da memória, adaptados para o ambiente urbano e o contexto escolar. A aplicação destes instrumentos contribuiu para a identificação de novos territórios educativos no escopo da educação integral. No bojo dos princípios difundidos por meio da Carta das Cidades Educadoras (1990), a concepção de territórios educativos também incorpora a contribuição de outros espaços e agentes no processo formativo, e tem ganhado força a partir do Programa Mais Educação, criado no país a partir de 2007. Para além das teorias pedagógicas, a Arquitetura e o Urbanismo, que lidam com a cidade e seus artefatos, podem dar importantes contribuições para a educação integral, recuperando no arcabouço metodológico da percepção ambiental, instrumentos que ajudem a revelar as possibilidades educativas dos espaços fora da escola. Apresentamos os resultados e contribuições para um programa que incorpore novos territórios e agentes educativos a partir da aplicação dos instrumentos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que trabalha em tempo integral. Destacamos as potencialidades de espaços que já são utilizados pelas crianças em seu cotidiano, e indicamos caminhos de incorporação de territórios por meio de atividades e conteúdos educativos, que inclusive ultrapassam a dimensão da escola e sinalizam oportunidades de integração entre políticas públicas e demais agentes na formação integral dos sujeitos.

Palavras-chave : Percepção ambiental; avaliação pós-ocupação; educação Integral; cidade Educadora; novos territórios educativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons