SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.sp21Por um urbanismo sustentável: Um olhar sobre a vivência nas centralidades de subúrbios cariocasPlanning the sustainable development of historic neighbourhoods through the management of significance: A proposal for a values-based approach in Santarém’s Mouraria índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

FRAGA, Brendow de Oliveira et al. Em direção ao movimento Slow City: planejamento público coletivo na sustentabilidade de um pequeno município brasileiro. CIDADES [online]. 2021, vol.sp21, pp.191-206.  Epub 15-Abr-2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.20473.

Partindo do pressuposto que o movimento Slow City representa uma alternativa na mitigação de problemas socioambientais contemporâneos, o presente estudo aborda a gestão do território de forma compartilhada como proposta promissora de sustentabilidade. Seu objetivo é analisar o processo de planejamento para a mobilização dos diferentes atores sociais de um pequeno município brasileiro para os fins de qualificá-lo na filosofia Slow City. Desta forma, evidencia-se uma abordagem de planejamento socialmente construído com impacto na governança local. Neste caso, as noções de planejamento público, sustentabilidade e Slow City são revisadas e um estudo de caso foi aplicado. Por meio da pesquisa-ação os procedimentos de coleta de dados envolveram observações de campo, entrevistas, além de análise temática. Como principais resultados, ressalta-se o papel das instituições, técnicos, comunidade científica e população em transformação num esforço coletivo na articulação de um planejamento público inspirado no método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). Concluiu-se que a utilização deste método ampliou as possibilidades do município em planejar suas ações a fim de se especializar como uma Slow City. Também possibilitou o maior envolvimento dos cidadãos, sobretudo, no que tange ao levantamento das informações necessárias para a elaboração de diagnósticos e na proposição de ações e compromissos futuros a serem assumidos pela cidade, como a questão da sustentabilidade e da resolução de problemas ambientais severos que assombram o entorno da comunidade local.

Palavras-chave : Planejamento público; Slow City; sustentabilidade; desenvolvimento local; Rio Doce; Brasil..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )