SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Evolution of urban regeneration policies in Madrid (1994-2018). From preferent regeneration areas (PRA) to the strategic urban regeneration plan Madrid RecuperaThe tile as a co-creative opportunity to (re)inventing the public space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

FONSECA, Ana Cláudia Morais. Projeto Pinte seu Patrimônio: uma prática de preservação e cidadania. CIDADES [online]. 2021, vol.42, pp.60-72.  Epub June 23, 2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.20843.

Tradicionalmente, na arquitetura colonial de Olinda, as casas eram pintadas com tintas à base de cal. Apenas no século XIX iniciam-se as pinturas à base de óleo e posteriormente tintas PVC e PVA/Látex. Entretanto, ao longo dos anos, a soma da pintura inadequada com umidade, intempéries e poluição mostra-se prejudicial à alvenaria antiga, causando danos como descascamento, mofo, bolhas e fissuras. O Projeto Pinte Seu Patrimônio - PSP, promovido pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo executar a pintura de fachadas da área demarcada como Polígono Tombado, através da reversão da utilização de tintas que produzem película impermeável e a substituição por pintura à base de cal virgem, também chamada de cal viva (cal resultante de processos de calcinação, comercializada em pó). Assim, visando evitar danos recorrentes às fachadas dos imóveis, a retomada da prática de utilização da tradicional pintura à base de cal torna-se fortalecida. Neste contexto, o morador do imóvel participa fornecendo materiais necessários à execução do serviço que é coordenado por profissionais técnicos da Prefeitura de Olinda. Em meio à importância da salvaguarda do patrimônio construído, surge a oportunidade de cunho social e de resgate da cidadania: a utilização da mão de obra de condenados. Destaca-se que o Projeto vai além de pintar fachadas do Sítio Histórico de Olinda, uma vez que fomenta a preservação do patrimônio material, difundindo a técnica tradicional, torna o morador proliferador da boa prática de preservação, além de fomentar a ressocialização do grupo de apenados. O PSP possui cerca de dois anos de execução, contemplou 11 imóveis, possui uma lista de espera de 32 imóveis inscritos e foi vencedor da edição de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, principal reconhecimento de boa prática de preservação do patrimônio cultural brasileiro. O presente artigo, cuja autora atuou como Secretária Executiva de Patrimônio de Olinda e coordenadora do Projeto Pinte Seu Patrimônio, visa registrar e difundir cerca de dois anos de execução do PSP ao historiar seus objetivos, etapas e resultados obtidos; destacando o seu papel na preservação do patrimônio através do envolvimento da comunidade.

Keywords : Cal; revestimento; cidadania; patrimônio; restauro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )