SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Community and Architecture Treble: Patrick Geddes, Team X and John TurnerO Espaço-tempo da experiência vivida e a crítica da vida cotidiana: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

QUINTELA, João  e  RAMALHETE, Filipa. Intervir em espaços de valor patrimonial e paisagístico: projetar e construir em Minde, Portugal. CIDADES [online]. 2021, vol.42, pp.209-221.  Epub 23-Jun-2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23927.

O presente artigo explora a aproximação do ensino da arquitetura à relação entre o património edificado e paisagístico das comunidades através de projetos que intervêm diretamente no território, criando soluções construtivas e materiais que estabelecem pontos de diálogo com a identidade dos lugares. O artigo incide em particular na conceção e materialização de um projeto de caráter temporário para o Festival Materiais Diversos, que teve lugar em Minde, em setembro de 2019. A escolha dos materiais, das soluções construtivas e da própria execução em obra refletem de um modo evidente a relação com o património cultural e natural desta região. Por outro lado, a flexibilidade do sistema e a sua capacidade de reutilização permitem que este diálogo ganhe novos significados na sua relação com o território. O artigo pretende contribuir para o debate sobre a importância de explorar a relação entre o território e o património local aquando da construção de estruturas destinadas a eventos temporários, de forma a obter resultados que, quer do ponto de vista dos materiais, quer da sua forma e função, contribuam para dinâmicas locais de valorização territorial.

Palavras-chave : paisagem; património; arquitetura; ensino da arquitetura; Minde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )