SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Intervir em espaços de valor patrimonial e paisagístico: projetar e construir em Minde, PortugalA Pintura nas Colagens de Mies Van der Rohe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


CIDADES, Comunidades e Territórios

versión On-line ISSN 2182-3030

Resumen

QUEIROZ, Rodrigo José de Góis. O Espaço-tempo da experiência vivida e a crítica da vida cotidiana: algumas reflexões. CIDADES [online]. 2021, vol.42, pp.221-233.  Epub 23-Jun-2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23833.

O presente ensaio tem como objetivo principal discutir as aproximações teóricas e práticas da análise do espaço-tempo da experiência vivida com a crítica da vida cotidiana. Através de ampla revisão bibliográfica, buscamos apresentar a proposta da crítica da vida cotidiana de Lefebvre em aproximação com a perspectiva das derivas experimentais dos Situacionistas, destacando as possibilidades de construção das representações cartográficas através de experiências espaciais como uma crítica do planejamento capitalista do espaço. Tal perspectiva tem uma profunda ligação com o método dialético, bem como com a crítica das vanguardas artísticas na virada do século XIX para o século XX, em suas representações do espaço apoiadas nas geometrias não-euclidianas.

Palabras clave : espaço; cartografia experimental; crítica da vida cotidiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )