SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.au21Musical Politics: Protest and Dissent in Aotearoa New ZealandIntergenerational struggles and technological dramas of the neobakala music scene índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

GUERRA, Paula  e  ALVAREZ-CUEVA, Priscila. ‘Dio$ No$ Libre Del Dinero’. Um ensaio acerca dos cruzamentos entre as retóricas pós-feministas e as indústrias (pós)culturais na obra de Rosalía. CIDADES [online]. 2021, vol.au21, pp.60-74.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23453.

Este artigo tem como objetivo último discutir e perspetivar as formas pelas quais Rosalía, enquanto artista, aciona um conjunto ampliado de narrativas pós-feministas, não só nas suas letras, mas também nos seus videoclipes neste contexto de modernidade tardia. Assim, mantendo o princípio de que as retóricas pós-feministas são abrangentes e multifacetadas, foram analisadas quatro canções: “Malamente” (2018), “Yo x Ti, Tu x Mi” (2019), “Aute Cuture” (2019) e “Juro Que” (2020)1. Desta forma, intentámos aferir da(s) dualidade(s) que pauta o discurso artístico de Rosalía, indo, assim, ao encontro de uma dialógica entre as indústrias (pós)culturais e o discurso sociológico acerca dos objetos, narrativas e imagéticos criativos delas emergentes.

Palavras-chave : pós-feminismo; Rosalía; modernidade tardia; indústrias (pós)culturais; reggaeton e flamenco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )