SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Tenure insecurity and incremental housing development in the peri-urban interface of Ibadan, NigeriaA cidade como texto: Aproximações entre antropologia, urbanismo e semiótica do espaço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


CIDADES, Comunidades e Territórios

versión On-line ISSN 2182-3030

Resumen

D’ALMEIDA, Patrícia Bento; MARAT-MENDES, Teresa  y  TOUSSAINT, Michel. A investigação na prática profissional do arquiteto. CIDADES [online]. 2021, vol.43, pp.207-226.  Epub 30-Dic-2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.25086.

A definição e o reconhecimento do papel do arquiteto em Portugal é, desde o princípio do século XX, uma preocupação da classe. O presente artigo discute como tem sido abordada a investigação enquanto alicerce para um mais completo exercício da profissão. Quem foram os que, no último vinténio do século XX, se debruçaram sobre o exercício da profissão de arquiteto? Face ao número de arquitetos inscritos em Portugal, estes reconhecem publicamente a importância da investigação enquanto apoio à atividade de projeto? Metodologicamente, o estudo apoia-se no Jornal Arquitectos (J-A, 1981-2000), designadamente na identificação dos principais artigos publicados dedicados à temática do exercício da profissão e na reflexão destes face à prática da investigação. Considerado um repositório fundamental para a análise das principais temáticas discutidas em Portugal, a observação dos artigos publicados no J-A permite, hoje, reunir considerações para lidar com a ainda complexa relação entre a prática e a teoria da Arquitetura. Serviu de complemento ao presente estudo, a recolha de testemunhos orais de arquitetos-investigadores que passaram pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) - a primeira instituição pública que, no início da década de 1960, acolheu num mesmo campus diversos profissionais para pesquisar temáticas da Engenharia e da Arquitetura -, alguns dos quais ocupando lugares de chefia na edição do J-A e/ou publicando artigos sobre o exercício da profissão. Terão estes arquitetos-investigadores do LNEC, mais do que os restantes autores, reconhecido a importância da investigação para a atividade de projeto?

Palabras clave : Investigação científica; prática profissional; arquitetura; Jornal Arquitectos; Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )