SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Retornar, não retornar ou circulação entre lugares? Diferentes práticas migratórias e seus impactos no presente e no futuro de um lugar de partida (aldeia de Montesinho)Casamentos mistos e fluxo migratório de casais luso-brasileiros no Atlântico: discutindo retornos e (im)permanências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

AZEVEDO, Liliana. Migração de regresso na reforma: tensões e negociações no casal. CIDADES [online]. 2022, vol.44, pp.38-52.  Epub 15-Jun-2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.26304.

O artigo propõe analisar a questão da migração de regresso de casais portugueses na Suíça em idade de reforma usando o género como categoria de análise (Scott, 1986). São apresentados quatro casos de casais no seio dos quais as intenções de regresso são divergentes e analisados alguns elementos que sustentam essas discordâncias e provocam tensões entre cônjuges. Se, num primeiro momento, poder-se-á interpretar o regresso como desejado pelos maridos e não pelas mulheres, na discussão são dados exemplos contrários, que permitem evidenciar alterações ao nível dos papéis tradicionais de género em determinados contextos e momentos do ciclo de vida. Constantemente negociados e redefinidos, os papéis de género não são imutáveis, e, por conseguinte, são suscetíveis de voltar a alterar-se após o regresso, em particular quando a reintegração em Portugal se faz em zonas rurais.

Palavras-chave : migração de regresso; transição para a reforma; género; negociações no casal; Suíça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )