SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Using multi-criteria analysis for smart city assessmentOcupação urbana e enfrentamento à violência contra as mulheres: será a Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte, MG -Brasil, um exemplo de práxis urbana transformadora? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


CIDADES, Comunidades e Territórios

versión On-line ISSN 2182-3030

Resumen

GONZALEZ, Sara Calado; DIAS, Ricardo Cunha  y  SEIXAS, Paulo Castro. As crianças no planeamento urbano participativo: perceções institucionais a partir dos municípios de Almada e Sintra. CIDADES [online]. 2022, vol.44, pp.180-195.  Epub 15-Jun-2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.24339.

Este texto analisou as perceções institucionais sobre a participação das crianças no planeamento urbano municipal. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma estratégia qualitativa através da realização de 7 entrevistas com atores políticos e técnicos dos Municípios de Almada e Sintra ligados ao planeamento urbano, as quais foram depois alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os atores municipais ainda percecionam muito as crianças num paradigma de dependência, em que o brincar e o cuidar são os principais direitos à cidade reconhecidos, não havendo, por via de uma participação efetiva no planeamento urbano, uma articulação com direitos cívicos e políticos. Assim, ao mesmo tempo que a importância de incluir a participação das crianças no planeamento urbano faz já parte do discurso institucional, a partilha de poder e responsabilidade nas decisões não é ainda visível nos projetos existentes, evidenciando uma problemática entre o paradigmático (a criança como um sujeito de direitos) e o pragmático (a criança como instrumento geralmente de performance política ou no máximo de consulta e informação).

Palabras clave : planeamento urbano participativo; crianças; perceções institucionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )