SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Ocupação urbana e enfrentamento à violência contra as mulheres: será a Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte, MG -Brasil, um exemplo de práxis urbana transformadora?Um flâneur anônimo em São Paulo: olhar dissidente sobre a metrópole do Quarto Centenário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

RODRIGUES, Danielle Rezende; SOUZA, Ana Carolina Magalhães de  e  MELLO, José André Villas Boas. Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: a “Casa da Inovação” como estudo de caso. CIDADES [online]. 2022, vol.44, pp.212-229.  Epub 15-Jun-2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23859.

O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado com os imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O objetivo deste artigo é identificar traços e características formativas incluídas no programa “Casa da Inovação” que visa ajudar jovens a lidar com o mundo VUCA e contribui para a redução de assimetrias sociais. Utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista aberta com o gestor de políticas de inovação, e com análise de dados do projeto implantado na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brasil). Os resultados apontam para uma grande adesão da população a essa iniciativa e uma expansão de novas unidades. Porém, dado o tempo de maturidade do programa, ainda não é possível concluir a efetividade do mesmo em termos de empregabilidade, mas sim em termos de proposições formativas. O presente artigo identificou que as políticas públicas podem ser direcionadas para contribuírem para o desenvolvimento de uma região ou país. Entende-se que a monitorização da procura no mercado de trabalho é determinante para a redução de assimetrias. A implantação de espaços que não repitam os mecanismos de reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu pode permitir que indivíduos da localidade estudada estejam melhor preparados para o contexto de mutação empresarial vigente.

Palavras-chave : inovação; políticas públicas; capacitação; tripla hélice; Nova Iguaçu; VUCA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )