SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.au22Struggles at the ‘peripheries’: situated knowledge production and feminist visions for post-extractive environmentsThe archives of Lina Bo Bardi, Ray Eames, and Marianne Gast. Choral Silences and Polynomial Records author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

RAMOS, Cátia. Maria José Abrunhosa de Castro (1949-1999): arquitetura, planeamento, política, cidade e controvérsia democrática. CIDADES [online]. 2022, vol.au22, pp.77-97.  Epub Oct 26, 2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.26387.

Maria José Abrunhosa de Castro (1949-1999) é uma figura incontornável da história do programa habitacional SAAL-Norte, bem como da história da arquitetura da cidade da Guarda. Este artigo estabelece-se como um contributo inicial para o futuro de uma investigação biográfica mais robusta sobre o percurso desta arquiteta. Após uma formação superior envolvida nas lutas estudantis do Porto, no final do Estado Novo, o programa SAAL-Norte foi uma das suas primeiras experiências profissionais. Posteriormente, foi a partir da Beira Interior, nomeadamente da cidade da Guarda, que desenvolveu um trabalho amplo na gestão urbana, na elaboração de projetos e planos de ordenamento, enquanto técnica municipal, durante a década de 80, e como profissional liberal nos dez anos seguintes. Apesar disso, a sua atividade profissional nunca esteve alheia de uma intervenção pública constante, escreveu em revistas da especialidade, participou em seminários e congressos, em programas televisivos e nas atividades da Associação dos Arquitetos Portugueses. Recorrendo a revisão bibliográfica, a entrevistas e a material de arquivo, a investigação aqui apresentada tem como principal objetivo dar a conhecer o trajeto profissional desta arquiteta, em particular a partir da sua produção escrita presente em artigos de opinião publicados em jornais de circulação regional e nacional. A partir de tais documentos, escrutina-se um discurso disciplinar que incide nos contextos específicos do seu exercício e que radica na sua compreensão de que a cidade não pode ser indissociável da política e da democracia, elementos indispensáveis para uma sociedade crítica, informada e envolvida no seu debate.

Keywords : arquitetas; Portugal; cidade; política; democracia; Maria José Abrunhosa de Castro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )