SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Rio de Janeiro’s attempt at Favela urban upgrading: Analysis of the Favela-Bairro programme three decades later author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

ABRANTES, Pedro. Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?. CIDADES [online]. 2022, vol.45, pp.147-160.  Epub Dec 29, 2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.27404.

O presente artigo procura contribuir para a compreensão do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e dos seus impactos no combate às desigualdades educativas e sociais, em Portugal, concentrando-se em duas dimensões: o contexto socioeconómico das escolas e a evolução dos padrões de sucesso no ensino básico. A análise de dados oficiais de dois coortes (2013-2016 e 2016-2019) permite observar que a integração no programa TEIP: (1) nem sempre corresponde a indicadores de contexto e de sucesso mais vulneráveis; e (2) não se traduziu numa evolução mais positiva do que a observada para o todo nacional. O artigo discute estes padrões, à luz da bibliografia nacional e internacional, concluindo com a sugestão de algumas implicações para o futuro da política pública e da investigação nesta área.

Keywords : educação prioritária; escola; comunidade; desigualdades; políticas; TEIP.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )