SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueSP23Global capitalism crises in the 21st century: topics for a structural and holistic approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

TAVARES, Inês. As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: uma exploração empírica. CIDADES [online]. 2023, n.sp23, pp.8-18.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.28006.

A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.

Keywords : educação; desigualdades sociais; reprodução social; pandemia Covid-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )