SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroSP23Crises do capitalismo global no século XXI: tópicos para uma abordagem estrutural e holísticaInovações sociais para a utilização sustentável da água: experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

MATTE JUNIOR, Alexandre Aloys; SPRICIGO, Gisele  e  RUFFONI, Janaína. Uma análise de resiliência regional para o Vale do Paranhana/RS/Brasil. CIDADES [online]. 2023, n.sp23, pp.35-54.  Epub 10-Abr-2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.28172.

O objetivo do artigo é analisar a situação dos últimos vinte anos da região do Vale do Paranhana/Rio Grande do Sul, localizada no sul do Brasil, e verificar se há um processo de resiliência regional. A contribuição teórica e empírica do trabalho consiste em analisar uma região com especialização produtiva de um país periférico, uma vez que a maioria dos estudos existentes é conduzida em contextos distintos do que se encontra num território com essas características. Para a condução do estudo, optou-se por caracterizar a região em relação a diversos indicadores socioeconômicos, como evolução da população, PIB, emprego, principais atividades econômicas e Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios que a compõem, analisando dados estatísticos secundários de bases oficiais. Após análise, verifica-se que a região demonstrou capacidade de resiliência até 2014, perceptível através da análise das bases de dados, e posterior declínio, bastante significativo em termos de empregos formais, estabelecimentos e PIB per capita, e depois esta tornou-se enfraquecida. Entende-se que a região do Vale do Paranhana conta com possibilidades de desenvolver capacidades que a tornem resiliente, apesar dos indicadores negativos apresentados. Contudo, uma compreensão mais assertiva sobre o Vale do Paranhana poderia ser obtida com a utilização também de dados primários, o que ressalta a necessidade de abordagem mista no estudo da resiliência regional.

Palavras-chave : resiliência regional; Vale do Paranhana/Brasil; crise econômica estrutural; análise de indicadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )