SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroSP23Inovações sociais para a utilização sustentável da água: experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)Economia Política e o Renascimento contemporâneo: desafios e oportunidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

FILHO, Orlando Villas Bôas  e  SILVA, Giovanna Nony Failache da. Vulnerabilidade e Democracia: a vulnerabilização social como fator de incremento do déficit democrático no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. CIDADES [online]. 2023, n.sp23, pp.74-91.  Epub 10-Abr-2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.27617.

Este ensaio propõe analisar de que maneira a pandemia da Covid-19 contribuiu para o incremento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade e, consequentemente, para o aumento das desigualdades sociais e econômicas que, historicamente, ocorrem no Brasil. Para tal, parte de uma reconstrução analítica dos conceitos de necropolítica e de legitimidade democrática, propostos por Achille Mbembe e Pierre Rosanvallon, respectivamente. Assim, busca mostrar, preliminarmente, como as políticas públicas e a gestão governamental durante a crise contribuíram para o agravamento do cenário caótico pós-pandêmico, com a decorrente ratificação e, inclusive, recrudescimento da invisibilidade dos grupos vulneráveis, mediante a implementação de políticas cada vez mais indiferentes e, em alguns casos, refratárias aos anseios e necessidades desses grupos, o que será contemplado principalmente a partir da ótica da necropolítica de Achille Mbembe. Em seguida, no bojo dessa análise, serão focadas as formas de legitimidade (imparcialidade, proximidade e reflexividade) que, segundo Pierre Rosanvallon, caracterizam a experiência democrática contemporânea. Mediante o manejo dessconcepção sofisticada da experiência democrática, que a considera irredutível à sua dimensão eleitoral (democracia de delegação), procurar-se-á explicitar em que medida o agravamento da situação de vulnerabilidade de diversos grupos sociais no contexto da pandemia da Covid-19 pode ser considerado expressão de um incremento do déficit democrático no Brasil.

Palavras-chave : vulnerabilidade; democracia; pandemia; necropolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )