SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroSP23Economia Política e o Renascimento contemporâneo: desafios e oportunidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

LACERDA-NOBRE, Ângela et al. Repensar o turismo: Perspetivas fenomenológicas do Sul-Global, decrescimento e a performatividade das imagens. CIDADES [online]. 2023, n.sp23, pp.105-121.  Epub 10-Abr-2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.28019.

A partir de uma perspetiva de fenomenologia crítica, é possível interpretar o turismo como uma arena aberta onde diferentes atores interagem, ilustrando assim a lógica por trás do seu posicionamento epistémico. O turismo, como setor económico, é produto e é produtor do que acontece ao nível global e societal. Estas mútuas determinações podem ser exemplificadas por recursos visuais que ajudam a mapear os modelos conceptuais que moldam o debate científico. O objetivo de investigação do presente estudo é explorar criticamente o potencial teórico do paradigma do Sul global para trazer uma melhor compreensão do turismo, iluminando as tensões criativas que moldam este setor dinâmico, complexo, estruturante e multifatorial. O paradigma do Sul global envolve teorias de decrescimento e outras perspetivas económicas não ortodoxas que determinam como as cidades, comunidades e territórios gerem o seu património simbólico e imaterial que, por sua vez, determina a tomada de decisões, o debate político e, em última instância, as condições de vida das suas populações. O contributo do presente estudo é reunir uma diversidade de escolas de pensamento que podem ajudar a identificar criticamente as forças ativas no setor de turismo. O objetivo não é oferecer evidências científicas detalhadas das tensões sociais, económicas e políticas do turismo, mas indicar e destacar o potencial científico que já existe para ser explorado na reflexão aberta e nas incursões teóricas, contribuindo para expandir os horizontes do pensamento e ação das sociedades contemporâneas.

Palavras-chave : métodos fenomenológicos críticos; turismo do Sul Global; economia de decrescimento regenerativo; recursos visuais simbólicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )