SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Evaluation of public Space for people with reduced mobility. Ibague, ColombiaThe concept of architectural place: contributions from architecture and hermeneutic philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

PINTO, Pedro Luz  and  GODINHO, Sérgio. Retenção de fachada na cidade de Lisboa: origens, história e tipologias. CIDADES [online]. 2023, n.46, pp.95-113.  Epub June 30, 2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.25954.

Este artigo incide sobre o surgimento e desenvolvimento de operações de reabilitação com retenção da fachada e demolição do interior na cidade de Lisboa. Este tipo de intervenção, comumente designado de fachadismo, generalizou-se na cidade desde o final de novecentos, sendo suportado por um contexto cultural e socioeconómico, que seria inclusivamente plasmado pela normativa. As intervenções de reconstrução de fachadas têm antecedentes na história da Arquitetura e do Urbanismo; todavia, a proliferação de operações inversas é controversa no debate disciplinar. Este artigo resume, delimita e interpreta as raízes deste tipo de intervenção em Lisboa. Pretende clarificar os motivos e contexto da sua vulgarização, incluindo a situação socioeconómica, cultural e normativa, ponderando igualmente sobre os seus efeitos e limitações para o espaço edificado. Para este efeito, observa uma série de intervenções na Avenida da Liberdade, considerada o eixo urbano arquétipo da Lisboa burguesa. Da leitura de casos de estudo e do seu contexto emergem dois momentos cronológicos: o fachadismo pré-normativo entre 1980 e 1995, seguindo de um pós-normativo, que se consolida na primeira década do novo século e se reflete no momento presente.

Keywords : fachadismo; Lisboa; arquitetura; urbanismo; património.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )