SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Retenção de fachada na cidade de Lisboa: origens, história e tipologiasO Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e a atribuição de bolsas de estudo a arquitetos (1960-2000) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

SILVA, Teresa Madeira da. O conceito de lugar arquitetónico: contributos da arquitetura e da filosofia hermenêutica. CIDADES [online]. 2023, n.46, pp.114-130.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.27344.

Dada a pluralidade de olhares disciplinares a que os lugares e as cidades estão sujeitos, pretende-se discutir o conceito de lugar arquitetónico a partir de duas áreas disciplinares: a arquitetura e a filosofia. Por se verificar que o modo como normalmente se reflete no campo disciplinar da arquitetura se encontra dominado pelo modelo das ciências da natureza (isto é, considerando os lugares como objetos em que apenas a forma objetiva dos edifícios que lhe deram origem é determinante não incluindo os aspetos que se prendem com os significados que cada pessoa lhe atribui), o objetivo desta reflexão é introduzir no debate um outro enfoque. Dado que a hermenêutica apela à interpretação incorporando o papel desempenhado pelos diferentes intérpretes, consideramos fundamental associar à leitura e caracterização do lugar conceitos desenvolvidos por essa disciplina tais como os conceitos de tempo, espaço, e narrativa evocados por Gadamer e Ricouer. Deste modo, para além da componente técnica e objetiva, introduzimos, na leitura do lugar, a componente significativa. Concluímos que os lugares e as cidades, para além de terem um conjunto de atributos de ordem objetiva têm também um conjunto de características não objetiváveis que fazem deles entidades únicas e irrepetíveis sendo a sua apropriação um campo de possibilidades aberto e ilimitado.

Palavras-chave : lugar; cidades; arquitetura; filosofia hermenêutica; interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )