SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46The concept of architectural place: contributions from architecture and hermeneutic philosophyThe gender of commute author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


CIDADES, Comunidades e Territórios

On-line version ISSN 2182-3030

Abstract

BENTO D’ALMEIDA, Patrícia  and  MARAT-MENDES, Teresa. O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e a atribuição de bolsas de estudo a arquitetos (1960-2000). CIDADES [online]. 2023, n.46, pp.131-172.  Epub June 30, 2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.27213.

O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (SBA-FCG) foi criado em 1960 com o objetivo de apoiar financeiramente todos aqueles que, carecendo de recursos financeiros, quisessem desenvolver um programa de estudos inerente à prática, à investigação ou ao aperfeiçoamento artístico, no país ou no estrangeiro. A investigação em ‘Arquitetura e Urbanismo’ - desenvolvida desde 1961 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) - era um dos vários domínios abrangidos pelas candidaturas a “Bolsas de Estudo de Especialização e Valorização Profissional em Artes” atribuídas pelo SBA-FCG. Expõe-se aqui o levantamento dos apoios concedidos por este serviço a arquitetos, para o período compreendido entre 1960-2000, procurando identificar aqueles que também desenvolveram investigação científica no LNEC. Destacamos na nossa análise as candidaturas dos arquitetos Francisco Silva Dias, Mário Krüger e José Manuel Pinto Duarte, três gerações distintas de arquitetos-investigadores. Apuram-se quais os programas de investigação desenvolvidos por estes três arquitetos, ao abrigo do financiamento da FCG, e cruzam-se com as temáticas por eles trabalhadas no LNEC. Assim, com base no material depositado nos arquivos e biblioteca da FCG e do LNEC, o presente artigo oferece uma sistematização de informação inédita, permitindo uma atualização do estado da arte da investigação em arquitetura e urbanismo desenvolvida e experimentada em Portugal. Finalmente, conclui-se a importância dos apoios concedidos pelo SBA-FCG para a aquisição e aperfeiçoamento de técnicas de investigação no estrangeiro, e sua aplicação e difusão em Portugal, designadamente no LNEC.

Keywords : Fundação Calouste Gulbenkian; investigação; arquitetura; Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )