SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroAU23Viver (n)um “bairro precário”. Problematização a partir de três trajectórias habitacionaisGénero, classe e exclusão habitacional: Histórias de vida sobre a sobrevivência das desalojadas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

ARMA, Rosa. O direito à habitação como direito à cidade: os processos de realojamento dos moradores do Bairro da Cruz Vermelha e do Bairro da Torre. CIDADES [online]. 2023, n.au23, pp.15-35.  Epub 09-Out-2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.29273.

A partir do relato sobre os processos de realojamento dos moradores do Bairro da Cruz Vermelha (bairro de habitação social em Lisboa) e do Bairro da Torre (bairro autoproduzido em Camarate, Loures), refletimos sobre a abordagem participativa a processos de realojamento de populações vulneráveis, comprometida em garantir o seu Direito à Habitação e ao Lugar, tal como descrito por Borja, que inscreve o Direito à Habitação no Direito à Cidade. O relato passa pela ‘voz’ dos sujeitos do estudo, que expressaram suas perceções e seus anseios em entrevistas, bem como no espetáculo de teatro comunitário Mágua di Nôs Partida (Bairro da Cruz Vermelha) e no mais recente processo de fotografia participativa com as crianças do Bairro da Torre.

Palavras-chave : direito à habitação; direito à cidade; grupos sociais vulneráveis; abordagem participativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )