47The potential of integrated transport modes: modelling the combined use of bicycles and train in Lisbon, Portugal 
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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

REYES-CORREDERA, Sergio    SILVA, Paulo. Representação da paisagem em painéis azulejares nas estações e apeadeiros de comboio da Área Metropolitana do Porto e envolvente. []. , 47, pp.211-234.   29--2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.29634.

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As paragens de comboios na rede ferroviária portuguesa são uma referência patrimonial do país. A sua arquitetura é um convite em muitas cidades e povoações não só para efetuar uma viagem, como também para a compreensão do território onde se localizam. Muitos destes espaços podem ser a primeira paragem de uma visita turística, mas também um espaço de reflexão para compreender a evolução do contexto geográfico próximo e, também, daquele que fica mais longe. Nesta proposta metodológica oferece-se uma leitura onde as paisagens e os elementos culturais representados nos seus painéis de azulejos são identificados, catalogados e interpretados desde a perspetiva e compreensão da arquitetura ferroviária e dos desenhos e formas de expressão artística usados para a representação das paisagens portuguesas. Para esta investigação foi usada a rede de comboios urbanos da cidade do Porto devido à quantidade e variedade de elementos para o seu estudo.

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Train stops on the Portuguese state network are a reference to the country's heritage. Their architecture is an invitation in many cities and towns not only to make a journey, but also to understand the territory and the cities where they are located. Many of these spaces can be the first stop of a tourist visit and a space of reflection to understand the evolution of the nearby geographical space and of the one further away. This methodological proposal offers a reading where the landscapes and cultural elements represented in their tile panels are identified, catalogued and interpreted from the perspective and understanding of railway architecture and the designs and forms of artistic expression used for the representation of Portuguese landscapes. For this research, the urban train network of the city of Porto (Portugal) was used due to its quantity and variety of elements for its study.

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