SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32Os sentidos e os não sentidos da língua portuguesa: questões de língua e linguagem nos contos de Mia CoutoO silêncio anticolonial de Conrad e Eça, ou a impossível arte de narrar o horror índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

PEREIRA, Márcia Moreira. A mulher nos contos de Mia Couto: uma leitura pós-colonial. RILP [online]. 2017, vol.32, pp.179-188.  Epub 28-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2017.32/pp.181-190.

Como um conjunto de teorias que analisa as implicações políticas, filosóficas, culturais e literárias deixadas pelos colonizadores nos locais que colonizaram, adotando em relação a elas uma perspectiva crítica e contra elas uma prática combativa, o pós-colonialismo pressupõe a ocorrência de uma produção literária - a literatura pós-colonial - que privilegia a cultura de todos aqueles que foram colonizados pelas nações europeias. Nas literaturas africanas de expressão portuguesa, seguindo essa trilha aberta pela expressão estética na perspectiva do pós-colonialismo, a mulher passa a ser representada como alguém que começa a “sentir a terra”, livre de tabus e de imposições, libertando-se, parcialmente, de imposições masculinas e assumindo um papel de sujeito de sua própria história. Nesse sentido, este artigo procura analisar dois contos de Mia Couto (“O perfume”, em Estórias abensonhadas e “O cesto”, em O fio das missangas), a partir da perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais, destacando o papel que a mulher representa nestes contos.

Palabras clave : Mia Couto; Mulher; Contos; Estudos Pós-Coloniais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )