SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Desenvolvimento do aplicativo “Cuidados Paliativos” para auxílio na avaliação e assistência de pacientes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

SANTOS, Paulo Sérgio Nunes dos; GRANADO, António Maria Salvado Coxito  e  GIRAO, Henrique. A importância da comunicação em saúde. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.15-25.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.15-25.

O propósito deste artigo é demonstrar, de forma sucinta, os caminhos a trilhar pela comunicação de ciência, mais especificamente pela comunicação em saúde, em termos institucionais e no contexto de uma Escola Médica. Entende-se que esta área tem sido desvalorizada, mas assume, atualmente, uma enorme preponderância no sentido de uma responsabilização por parte da sociedade, dado que é o elo entre comunidade científica e o público não especializado. Assim, seguindo algumas tendências recentes, propõe-se que uma Escola Médica não deve descurar esta área de estudo, mas antes reforçar a aposta, assentando-a em quatro valências fundamentais - formação, educação cívica, promoção e divulgação, e inovação e investigação -, formando melhores profissionais e aproximando a sociedade daquilo que são as suas áreas de investigação.

Palavras-chave : comunicação de ciência; Escola Médica; comunicação institucional; formação; comunicação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )