SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33A importância da comunicação em saúdeSaia Justa: medindo a apropriação de conceitos sobre planejamento familiar através de um jogo sério para dispositivos móveis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

SA, Thábata Queiroz Vivas de et al. Desenvolvimento do aplicativo “Cuidados Paliativos” para auxílio na avaliação e assistência de pacientes. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.27-36.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.27-36.

Introdução: Em pacientes recebendo Cuidados Paliativos (CP), a necessidade de cuidados e a intensidade dos sintomas aumentam gradativamente, associadas à progressão da doença principal. Objetivo: Descrever o desenvolvimento do aplicativo móvel “Cuidados Paliativos”, multiplataforma, de apoio ao profissional de saúde que atua em CP. Método: Uma equipe multidisciplinar procedeu com revisão teórica, levantamento dos requisitos de software, análise do cotidiano dos profissionais em CP e desenvolvimento do aplicativo. Resultado: Aplicativo móvel, que permite ao profissional se apropriar de conceitos básicos de CP e de estratégias para comunicação de más notícias e monitorar os principais sintomas e a funcionalidade do paciente. Em junho de 2017, o aplicativo tinha nota 4,8/5,0 no Google Play e mais de 2.400 downloads. Conclusão: O aplicativo obteve expressivo número de downloads logo após sua publicação, êxito que pode evidenciar o alcance atual do tema e impulsiona a expansão do “Cuidados Paliativos” visando incorporar novas funcionalidades.

Palavras-chave : cuidados paliativos; controle de sintomas; más notícias; suporte ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )