SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Fontes de stress ocupacional em professores do ensino básico e médio em Moçambique, Brasil e Portugal: uma revisão sistemática de literaturaLABSIM - Experiência em simulação como metodologia de ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

GONTIJO, Eliane Dias; ALVIM, Cristina Gonçalves  and  REIS, Zilma S. Nogueira. O desafio da avaliação na formação médica por competência. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.111-118.  Epub July 29, 2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.111-118.

As Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras do Curso de Graduação em Medicina direcionam recomendações para as instituições de ensino superior, com foco na formação baseada no desenvolvimento de competências. Tal apontamento implica em desenvolver no discente a capacidade de mobilizar não apenas conhecimentos, mas também habilidades e atitudes para lidar com situações e dilemas reais, preparando-o para o cenário de atuação profissional do médico no país. Os autores apresentam um novo modelo conceitual, integrativo, não hierárquico e representado por um átomo, cujos atributos: saber, aplicar, demonstrar, fazer, ser e interagir orbitam em torno do desenvolvimento de competências essenciais. Tal concepção, uma remodelação da tradicional pirâmide proposta por Miller, é fruto das experiências avaliativas desenvolvidas na instituição, de forma a favorecer a reflexão sobre a complexidade do processo da formação médica.

Keywords : avaliação educacional; educação baseada em competências; educação médica; competência clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )