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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043
Resumo
GONTIJO, Eliane Dias; ALVIM, Cristina Gonçalves e REIS, Zilma S. Nogueira. O desafio da avaliação na formação médica por competência. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.111-118. Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.111-118.
As Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras do Curso de Graduação em Medicina direcionam recomendações para as instituições de ensino superior, com foco na formação baseada no desenvolvimento de competências. Tal apontamento implica em desenvolver no discente a capacidade de mobilizar não apenas conhecimentos, mas também habilidades e atitudes para lidar com situações e dilemas reais, preparando-o para o cenário de atuação profissional do médico no país. Os autores apresentam um novo modelo conceitual, integrativo, não hierárquico e representado por um átomo, cujos atributos: saber, aplicar, demonstrar, fazer, ser e interagir orbitam em torno do desenvolvimento de competências essenciais. Tal concepção, uma remodelação da tradicional pirâmide proposta por Miller, é fruto das experiências avaliativas desenvolvidas na instituição, de forma a favorecer a reflexão sobre a complexidade do processo da formação médica.
Palavras-chave : avaliação educacional; educação baseada em competências; educação médica; competência clínica.