SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33O desafio da avaliação na formação médica por competênciaEstado nutricional e estilo de vida de estudantes de um restaurante universitário da cidade de Salvador - BA, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

MELO, Maria do Carmo Barros de et al. LABSIM - Experiência em simulação como metodologia de ensino. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.119-130.  Epub July 29, 2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.119-130.

O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.

Keywords : simulação; educação médica; educação em saúde; simulação de paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )