SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33O desafio da avaliação na formação médica por competênciaEstado nutricional e estilo de vida de estudantes de um restaurante universitário da cidade de Salvador - BA, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

MELO, Maria do Carmo Barros de et al. LABSIM - Experiência em simulação como metodologia de ensino. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.119-130.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.119-130.

O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.

Palabras clave : simulação; educação médica; educação em saúde; simulação de paciente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )