Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Internacional em Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043
Resumo
MELO, Maria do Carmo Barros de et al. LABSIM - Experiência em simulação como metodologia de ensino. RILP [online]. 2018, vol.33, pp.119-130. Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.119-130.
O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.
Palavras-chave : simulação; educação médica; educação em saúde; simulação de paciente.