SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35Conhecimento etnobotânico da Província da Huíla (Angola): um contributo baseado nos registos de campo do colector José Maria DanielContribuição para o conhecimento das comunidades vegetais de Welwitschia mirabilis (Welwitschiaceae, Gnetophyta) do deserto do Namibe (Angola) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

CASQUILHO, José Pinto  and  XAVIER, José Sabino. Fitodiversidade em Timor-Leste: lista de plantas medicinais associadas a práticas tradicionais. RILP [online]. 2019, vol.35, pp.103-132.  Epub July 29, 2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.35/pp.103-132.

Neste trabalho apresenta-se um conjunto de cerca de 130 espécies vegetais que se podem considerar associadas a práticas fitoterapêuticas tradicionais em Timor-Leste. As práticas tradicionais, para além da respetiva injunção pragmática e vínculo associativo, enraízam no conceito relativo à palavra tétum lulik - significando, em geral, sagrado ou santo - que, na região das ilhas próximas da Indonésia tem expressão no termo adat ou tradição, e que ainda se pode relacionar com o conceito de tabu, dominante na Polinésia. As plantas são utilizadas pelos curandeiros matan-dook, em receitas simples ou compostas, incluindo a prescrição de mantras e orações. O conjunto de espécies aqui apresentadas, resultando de uma compilação de trabalhos previamente elaborados bem como de uma inquirição verbal a 45 curandeiros nas cidades de Díli e Baucau, constitui uma base de trabalho onde se visa identificar mais aturadamente componentes e processos fitoterapêuticos em Timor-Leste, bem como a sua contribuição para a problemática mais geral da conservação da biodiversidade e da identidade cultural no jovem país do sudeste asiático, considerado por vários autores como inserido num “hotspot” de biodiversidade.

Keywords : curandeiro; fitodiversidade; fitoterapia; lulik; matan-dook; Timor-Leste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )