SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35Conhecimento etnobotânico da Província da Huíla (Angola): um contributo baseado nos registos de campo do colector José Maria DanielContribuição para o conhecimento das comunidades vegetais de Welwitschia mirabilis (Welwitschiaceae, Gnetophyta) do deserto do Namibe (Angola) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

CASQUILHO, José Pinto  e  XAVIER, José Sabino. Fitodiversidade em Timor-Leste: lista de plantas medicinais associadas a práticas tradicionais. RILP [online]. 2019, vol.35, pp.103-132.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.35/pp.103-132.

Neste trabalho apresenta-se um conjunto de cerca de 130 espécies vegetais que se podem considerar associadas a práticas fitoterapêuticas tradicionais em Timor-Leste. As práticas tradicionais, para além da respetiva injunção pragmática e vínculo associativo, enraízam no conceito relativo à palavra tétum lulik - significando, em geral, sagrado ou santo - que, na região das ilhas próximas da Indonésia tem expressão no termo adat ou tradição, e que ainda se pode relacionar com o conceito de tabu, dominante na Polinésia. As plantas são utilizadas pelos curandeiros matan-dook, em receitas simples ou compostas, incluindo a prescrição de mantras e orações. O conjunto de espécies aqui apresentadas, resultando de uma compilação de trabalhos previamente elaborados bem como de uma inquirição verbal a 45 curandeiros nas cidades de Díli e Baucau, constitui uma base de trabalho onde se visa identificar mais aturadamente componentes e processos fitoterapêuticos em Timor-Leste, bem como a sua contribuição para a problemática mais geral da conservação da biodiversidade e da identidade cultural no jovem país do sudeste asiático, considerado por vários autores como inserido num “hotspot” de biodiversidade.

Palavras-chave : curandeiro; fitodiversidade; fitoterapia; lulik; matan-dook; Timor-Leste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )