SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35Fitodiversidade em Timor-Leste: lista de plantas medicinais associadas a práticas tradicionaisBiodiversidade da raça suína autóctone portuguesa porco alentejano (Sus ibericus) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

CARDOSO, João et al. Contribuição para o conhecimento das comunidades vegetais de Welwitschia mirabilis (Welwitschiaceae, Gnetophyta) do deserto do Namibe (Angola). RILP [online]. 2019, vol.35, pp.133-149.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.35/pp.133-149.

A Welwitschia mirabilis é uma planta antiga, com uma morfologia e ecologia divergentes no âmbito das gimnospérmicas atuais. É endémica - e a espécie símbolo - do deserto do Namibe, o deserto mais antigo da Terra. Fazemos um estudo da estrutura florística e da sinecologia das comunidades vegetais W. mirabilis no território angolano. Concluímos existirem 4 comunidades distintas: (i) uma comunidade associada a linhas de água efémeras dominada por Acacia reficiens e Boscia pestalozziana; (ii) uma segunda comunidade, floristicamente pobre, dominada por W. mirabilis, de áreas secas e planas com sedimentos heterométricos nos interflúvios; (iii) uma terceira comunidade associada a sedimentos arenosos dominanda por gramíneas perenes; (iv) e, por último, uma comunidade dominada por espécies do género Commiphora (Burseraceae), própria dos sectores basais de inselbergs xistosos e/ou grauvaquicos.

Palabras clave : Angola; Gnetophyta; deserto do Namibe; fitossociologia; Welwitschia mirabilis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )