SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A reinvenção das Maculaturas realizadas por Lotus LoboA música “Os Meninos do Huambo”: uma experiência de aula-oficina com estudantes do 1º ano de licenciatura em História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

BELO, Diego Rodrigues. O livro tem volume?. RILP [online]. 2020, vol.37, pp.141-155.  Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.141-155.

Um fragmento de silêncio que ocupa as mãos e os olhos. O livro impresso convida não só a uma leitura silenciosa, bem como clama por um ambiente de escassos ruídos. Atividade íntima, exige concentração e dedicação do corpo-leitor. O projeto gráfico pode ser visto como estrutura pensante e de pensamento, favorece a circulação das ideias e serve como instrumento para a organização, consolidação e disseminação do conhecimento. Cumulativo, irreversível, sucessivo e cronológico, o saber configurado nos impressos se deve também a certa reverência e autoridade que conferimos a eles. É na comunhão provocada pelo ato de leitura que o livro pode ser tomado enquanto meio decisivo para o fomento das faculdades perceptivas e do pensamento. A partir deste artigo cada vez mais escasso na sociedade contemporânea - o silêncio - convoco Didi-Huberman para tratar sobre a complexa noção de “sintoma”, seja em suas configurações visuais ou temporalidades. Proponho uma ideia de silêncio enquanto potencial sintoma do livro, instigando sua visualidade por meio de um sinal tipográfico - a “vírgula de perquirição”. Com isso, objetivo examinar o inquietante “silêncio do livro” em relação à capacidade projetual do design gráfico construir espaços convenientes para ativar a imaginação e ação humanas.

Palavras-chave : cultura; design do livro; design gráfico; silêncio; sintoma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )