SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O livro tem volume?O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

NGUNGUI, Angelina. A música “Os Meninos do Huambo”: uma experiência de aula-oficina com estudantes do 1º ano de licenciatura em História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. RILP [online]. 2020, vol.37, pp.157-172.  Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.157-172.

O presente texto reflecte uma experiência de aula-oficina realizada em contexto de sala de aula, com o propósito de por um lado efectuar uma análise as idéias prévias dos alunos sobre uma música considerada histórica e revolucionária na realidade angolana, e por outro lado, servir-se da música como principal ferramenta metodológica para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. É um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, uma metodologia investigação-acção e serviu-se de um inquérito por questionário aplicado aos sujeitos da investigação em contexto da “aula-oficina”. As produções dos alunos foram analisadas mediante a análise inductiva de conteúdo, sustentada por abordagem inspirada na “Grounded Theory” Strauss & Corbin (2008) tendo em atenção à qualidade do pensamento dos alunos à luz da epistemologia da História. Os constructos dos estudantes oscilaram ao nível da categoria “memorização” no estudo exploratório e ao nível da categoria “interpretação” durante o estudo piloto.

Palabras clave : constructos históricos; música; “aula-oficina”.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )