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Revista Internacional em Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043
Resumo
NGUNGUI, Angelina. A música “Os Meninos do Huambo”: uma experiência de aula-oficina com estudantes do 1º ano de licenciatura em História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. RILP [online]. 2020, vol.37, pp.157-172. Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.157-172.
O presente texto reflecte uma experiência de aula-oficina realizada em contexto de sala de aula, com o propósito de por um lado efectuar uma análise as idéias prévias dos alunos sobre uma música considerada histórica e revolucionária na realidade angolana, e por outro lado, servir-se da música como principal ferramenta metodológica para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. É um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, uma metodologia investigação-acção e serviu-se de um inquérito por questionário aplicado aos sujeitos da investigação em contexto da “aula-oficina”. As produções dos alunos foram analisadas mediante a análise inductiva de conteúdo, sustentada por abordagem inspirada na “Grounded Theory” Strauss & Corbin (2008) tendo em atenção à qualidade do pensamento dos alunos à luz da epistemologia da História. Os constructos dos estudantes oscilaram ao nível da categoria “memorização” no estudo exploratório e ao nível da categoria “interpretação” durante o estudo piloto.
Palavras-chave : constructos históricos; música; “aula-oficina”.