Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Internacional em Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043
Resumo
PINHEIRO, Ricardo e BIVOL, Feodor. O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos. RILP [online]. 2020, vol.37, pp.173-190. Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.173-190.
Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.
Palavras-chave : jazz; ensino; improvisação; interação.