SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38A dança que nos escapa - o instante da presençaDo desenvolvimento da dança teatral em Portugal no pós-25 de abril de 1974: circunstâncias, representações, encontros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

CRESPO, Fernando. A força da gravidade e a origem do movimento. RILP [online]. 2020, vol.38, pp.81-99.  Epub 21-Mar-2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.38/pp.81-99.

No centro da ação performativa, vamos encontrar a relação que o corpo estabelece com a força da gravidade. A resistência ou entrega a esta força, a exploração do seu poder sobre o movimento e a presença da ilusão gravitacional noutras produções artísticas multidisciplinares, justificam este estudo. Aprofundam-se os momentos em que o corpo se ergue, movimenta ou é capaz de se orientar, precisamente, quando se opõe à força da gravidade, quando negoceia com esta ou quando se proprioceciona. Na variedade de superfícies de suporte - às qual o corpo se apoia, agarra, pendura, salta e desliza - encontra-se um potencial criativo que resulta da relação de resistência à força da gravidade que o corpo estabelece, num determinado momento, com estas mesmas superfícies. Apresentam-se, também, meios circundantes que transformam, de forma radical, o movimento e sua relação com a gravidade. Por fim, retorna-se ao corpo, ao centro do corpo, para aí encontrar o impulso primordial do movimento.

Palavras-chave : alentejano; força da gravidade; resistência e entrega; superfície de suporte; meio circundante; centro do corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )