SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensinoO ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

ALBUQUERQUE, Davi Borges de. A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.33-54.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.33-54.

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de vocabulário e sua relação com o uso do dicionário, bem como outras técnicas e estratégias de aprendizagem na aula de Português Língua Não Materna (PLNM), orientada pela abordagem e métodos comunicativos. Assim, são discutidos alguns aspectos teóricos da importância do uso do dicionário e do aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, bem como é apresentada uma proposta de atividade comunicativa que contemple tanto o uso do dicionário, quanto a aprendizagem do vocabulário na sala de aula de PLNM. Finalmente, como não há um consenso entre os pesquisadores em relação aos efeitos que o uso do dicionário pode causar no aprendente de uma língua estrangeira, considera-se, com base que no que exposto no texto, que o uso do dicionário (monolíngue ou bilíngue) na aula de PLNM é importante, desde que o aluno seja ensinado a consultá-lo e utilize-o apenas como um auxílio em sua aprendizagem, para não se tornar dependente, fazendo com que possa atrapalhar seu desenvolvimento na língua-alvo, no caso, o português.

Palavras-chave : português língua não materna (PLNM); dicionário; vocabulário; ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )