SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionárioProjecto de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira: O Canto do Mar, UW-Milwaukee índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

BAPTISTA, Dina. O ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.55-79.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.55-79.

Os textos produzidos em ambientes digitais são inegavelmente herdados da forma impressa. Contudo, os traços que adquirem, condizentes com o novo espaço e com as novas circunstâncias de comunicação por escrito, criam formas comunicativas híbridas, interativas e participativas. O presente artigo aborda a questão da necessidade de se incluírem, no ensino da língua portuguesa, propostas didáticas adequadas aos novos géneros textuais, chamados digitais. Pois, se se considerar que toda a comunicação se desenvolve fortemente por meio de ambientes digitais, será inevitável reconhecer que o ensino de uma língua deve preparar os estudantes para a produção e compreensão dos géneros de texto recorrentes no contexto social e desenvolver neles competências que respondam às tendências e transformações comunicacionais das organizações.

Palabras clave : didática; língua portuguesa; géneros textuais digitais; textos híbridos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )