Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Internacional em Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043
Resumen
NUNES, Ana y MATOS, Maria Isabel. Análise de quatro manuais atualmente disponíveis para o ensino de português como língua estrangeira. RILP [online]. 2021, vol.39, pp.103-128. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2182-4452. https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.103-128.
Apesar dos novos recursos tecnológicos, o manual didático para o ensino de línguas estrangeiras ainda é um instrumento privilegiado; orienta sobre os conteúdos do programa, sobre as competências a desenvolver, e permite controlar os progressos das aprendizagens. Os manuais adquiriram novas responsabilidades junto dos seus utilizadores. Mudam os tempos, mudam os desafios e as exigências. Ensinar conteúdos linguísticos não é suficiente. Um manual tem de ser facilitador do desenvolvimento de competências. A escolha de um manual deve ser criteriosa. Dos resultados da análise de 4 manuais usados para o ensino de português língua estrangeira (PLE), conclui-se que quase todos privilegiam o estudo da gramática, mas propõem também atividades para o desenvolvimento de uma competência comunicativa, procurando adaptar-se às modernas pedagogias de ensino, modernizando-se, tornando-se mais apelativos. Outros ainda adotam as metodologias mais tradicionais. Porém, todos se apresentam num formato tradicional, recorrendo pouco ao potencial das novas tecnologias.
Palabras clave : manual didático; português língua estrangeira; metodologias de ensino; comunicativa.