SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Ensino e aprendizagem do português (L2/LE) por alunos surdos em Moçambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Internacional em Língua Portuguesa

Print version ISSN 2182-4452On-line version ISSN 2184-2043

Abstract

ANTUNES, Francisco Pelicano. O ensino-aprendizagem de português língua estrangeira - um estudo focado nas perspetivas de aprendentes chineses. RILP [online]. 2021, vol.40, pp.141-162.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.40/pp.141-162.

Refletir sobre metodologias e práticas pedagógicas tradicionais ou as que estão em voga é fundamental para conhecer e adequar o ensino às especificidades do aprendente de uma língua estrangeira - enquadrar e melhor entender as suas preferências, postura e atitudes na sala de aula. Em contextos educativos interculturais, só uma visão esclarecida do docente sobre os seus aprendentes permitirá adotar estratégias e propor atividades adequadas ao sucesso da aprendizagem e evitar potenciais conflitos de perspetivas no espaço aula. Os estudantes chineses são tradicionalmente passivos, moldados por práticas de ensino predominantemente expositivas, centradas no ensinante e assentes no método da gramática-tradução. Os resultados deste trabalho, baseado num questionário focado nas perspetivas dos informantes sobre o ensino e a aprendizagem, sugerem que os aprendentes chineses de português língua estrangeira, embora indelevelmente arreigados à sua matriz cultural identitária, revelam recetividade e capacidade de adaptação a outros paradigmas de ensino.

Keywords : aprendente chinês; cultura de ensino-aprendizagem; ensino de português língua estrangeira; perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )