SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Bê-á-Bá Digital: promovendo conectividade e inclusão digitalCOVID-19 - Um estudo comparativo entre o comportamento dos estudantes universitários e dos profissionais de saúde no início da pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 2182-4452versión On-line ISSN 2184-2043

Resumen

BUNGA, Iracema. Violência doméstica para com as mulheres em período de quarentena (COVID-19). RILP [online]. 2022, vol.41, pp.89-100.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.41/pp.89-100.

A violência doméstica configura um fenómeno transversal que acomete todas as classes socio-económicas, etnias, faixas etárias e géneros. Para o estudo da violência doméstica, selecionou-se uma amostra de 68 mulheres, do município do Lubango, Huíla (Angola). O requisito principal foi de se encontrarem a coabitar com os respetivos parceiros durante o período de confinamento obrigatório. A pesquisa teve como objetivo verificar se existe uma relação entre a subida dos casos de violência doméstica contra mulher e o fato de as famílias estarem em isolamento social por conta da pandemia da COVID-19. Como resultados, encontrou-se que a maioria das mulheres inquiridas no município do Lubango são casadas e mantiveram boas relações com os parceiros e com os restantes familiares durante a quarentena. A maioria das inquiridas não evidenciou violência durante o confinamento. No que toca ao total de violência e aos sentimentos inerentes à ansiedade, os resultados indicaram uma predominância moderada.

Palabras clave : violência doméstica; mulheres; período de confinamento; COVID-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )