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Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

Resumo

NEVES, Ademar de Jesus João. Um olhar crítico da Psicologia da Educação diante da COVD-19 e seu impacto na saúde mental. RILP [online]. 2022, vol.41, pp.133-150.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.41/pp.133-150.

Este artigo é exploratório, explicativo e qualitativo, ao uso dos métodos Bibliográfico, Dialéctico e Analítico-Sintético. A definição do problema é: Como minimizar os efeitos psicológicos da COVID-19, com recurso à Psicologia da Educação? Reflectir-se-á o contributo da Psicologia à COVID-19 como um instrumento metodológico de prevenção e cuidados primários da saúde mental, evitando o surgimento de comportamentos perigosos que originam normoses ou doenças da normalidade aceite pela maioria das pessoas, mas que, na verdade, tais comportamentos normóticos geram tortura, dor, sofrimento, isolamento forçado e morte, devido à fobia social exagerada causada pela pandemia. A vida humana começa e termina na psique, a psique é fonte de bem e mal, saúde e doença, desgraça e felicidade, entendimento e desentendimento. Para Platão, o Homem tem alma racional, sensitiva e vegetativa. Significa que a saúde, doença, depende daquilo que pensamos, sentimos e nos alimentamos.

Palavras-chave : psicologia; saúde mental; normoses sanitárias da Covid-19.

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